O glúten acabou se tornando uma das maiores dúvidas da alimentação nos dias de hoje. Muitas pessoas dizem que cortaram totalmente da dieta e conseguiram resultados maravilhosos, relacionados tanto à boa forma quanto a um melhor funcionamento do organismo. Mas e você? Sabe realmente o que é o glúten? Vai dizer que nunca se perguntou o que realmente ele é e se faz bem ou faz mal para o nosso organismo?

Pois bem. O glúten nada mais é do que uma proteína natural, presente em diversos cereais como, por exemplo, a cevada, o centeio e um dos mais presentes em nossa alimentação o trigo. É ele que dá elasticidade ao cereal e possibilita que o pão, por exemplo, nosso companheiro fiel do dia a dia, cresça fofinho.

Ou seja, na verdade não há novidade nenhuma e desde que o mundo é mundo, consome-se pão em praticamente todas as civilizações humanas, todos os dias. E nunca houve tanto medo em consumir o tal do glúten. Mas será que ele faz mesmo mal?

A resposta é: depende. Se for sofrer da doença celíaca, sim. Segundo especialistas, cerca de aproximadamente 1% de toda a população do mundo tem este problema, e não o glúten não é ingerido de forma correta. Nos celíacos, quando o glúten chega ao intestino, liga uma reação natural do sistema imunológico que não permite que ele seja digerido como deveria, trazendo problemas intestinais e a dificuldade de absorver nutrientes e vitaminas de diversos outros alimentos. Mas se trata de uma doença um tanto quanto rara, e nas demais pessoas, o glúten não traz e nem causa problema algum. 

O glúten engorda?

O glúten por si só não é capaz de engordar ou emagrecer ninguém, mas ele está presente em grande parte dos alimentos mais calóricos e ricos em carboidratos. Por si só, ele não engorda, mas acabou se tornando um vilão por fazer parte de alimentos que se consumidos em excesso podem sim, fazer os quilinhos aumentarem.

Quais alimentos são fontes de glúten

Conforme dissemos anteriormente, o glúten é uma proteína presente em cereais. Portanto, ele está presente em alimentos que contém estas substâncias. Entre os mais conhecidos podemos citar:

* Pães;
* Massas em geral;
* Biscoitos doces ou salgados;
* Bolos e doces feitos à base de farinha de trigo;
* Alguns alimentos processados;
* Algumas bebidas alcoólicas como o uísque e a cerveja.

Mas para saber se um alimento industrializado possui ou não glúten é fácil. Como o glúten pode fazer realmente muito mal para quem possui a doença celíaca, não é difícil encontrar a informação em rótulos e selos, sempre de forma visível e destacada. 

Como saber se tem a doença? Quais são os sintomas?

Os sintomas da intolerância ao glúten ou doença celíaca são geralmente desconforto abdominal, enjoos e vômitos, alterações na pele, mudanças no ciclo menstrual e muitas outras. A doença celíaca é grave e pode trazer graves problemas à saúde, portanto se você desconfia que está sentindo algum dos sintomas, visite um médico e solicite o teste o mais breve possível.